Sobre

A atividade de Relações Públicas na Região Norte tem como um de seus principais marcos históricos a implantação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Relações Públicas – na Universidade Federal do Amazonas (Decreto nº 81.087 de 21/12/1977). A história do curso de Relações Públicas desta centenária instituição é marcada pela dedicação e empenho de competentes docentes, esforço intelectual de discentes, interface com profissionais no mercado de trabalho, e ainda por sua evolução e seu amadurecimento enquanto campo acadêmico.

O que se sabe sobre o surgimento e evolução do Curso é transmitido por profissionais de gerações anteriores ou está descrito em algumas poucas monografias defendidas no Curso de Relações Públicas (UFAM). Os registros, assim, estão dispersos e não conseguem caracterizar a importância da área para o desenvolvimento das organizações e da sociedade.

Tomando com base o cenário acima descrito, surgiu na disciplina de Fundamentos Teóricos de Relações Públicas (FTRP)[1], ministrada pelo prof. Jonas Gomes Júnior, o blog Dossiê RP (www.dossierp.wordpress.com). O referido veículo de comunicação propõe-se a ser uma “memória virtual” da evolução do Curso de RP da Ufam e da atividade profissional no Amazonas. A referida mídia tem como finalidade disseminar informações sobre o surgimento e evolução da área de RP no Amazonas – pioneiros, personagens históricos, antecedentes, fases, curiosidades.

O blog Dossiê RP, recentemente, foi aprovado como Projeto de Extensão Universitária pela UFAM, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Interiorização (PROEXTI), sendo aprovado, posteriormente, como Atividade Curricular de Extensão (ACE)[2] e recebido, inclusive, apoio financeiro. O blog também conquistou a parceiro do Programa de Mídias Digitais (ProMiDi), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCCOM).

[1] A disciplina, ministrada no 2º semestre de 2011 no Curso de Relações Públicas da UFAM, tinha como um de seus objetivos compreender aspectos do surgimento e desenvolvimento das Relações Públicas no contexto da sociedade moderna.

[2] As ACE’s são ações extensionistas, curriculares e creditáveis, que integram o Programa Atividade Curricular de Extensão (PACE), com orçamento e normas específicas, conforme o Regimento Interno das Ações de Extensão.

 

Saiba mais sobre o projeto: http://www.petcomufam.com.br/2011/12/prof-jonas-junior-fala-sobre-mesa.html

http://www.petcomufam.com.br/2012/05/participacao-da-ufam-no-intercom-norte.html

http://www.petcomufam.com.br/2012/05/ufam-foi-destaque-no-intercom-norte.html#comment-form


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s