A gênese das Relações Públicas no Estado do Amazonas

 No início dos anos 60 o Brasil vivia em meio a uma crise política internacional que se refletia decisivamente no ambiente interno dos mais diversos países. Era uma época de grande turbulência a afetar todos os setores e segmentos societários. No Amazonas, o governo do Estado realizou, em março de 1961, um convênio com o Instituto Brasileiro de Administração de Empresas – IBAE de São Paulo, o qual realizou dois cursos de capacitação e treinamento a servidores públicos selecionados nas áreas de liderança e Relações Públicas (RP).

 Em consequência, foi empreendida a reorganização administrativa da principal autarquia estadual que era o Departamento de Estradas de Rodagem do Amazonas – DER – AM, onde foi posteriormente criado e implantado o serviço de RP, ligado diretamente à Diretoria Geral e chefiada pelo servidor Randolpho de Souza Bittencourt, egresso do curso do IBAE. Fica, portanto, registrado historicamente que o serviço de RP da DER – AM foi o primeiro setor organizacional de Relações Públicas a funcionar na cidade de Manaus.

 Em 06/11/1963 foi fundada a Associação Amazonense de Relações Públicas (AARP), porém, somente em 25 de novembro de 1966 passou a atuar plenamente sob a coordenação do já então, professor da Universidade do Amazonas – UA, Randolpho de Souza Bittencourt. Finalmente, em 25/09/1976, na 50ª Reunião do Conselho Nacional da Associação Brasileira de Relações Públicas – ABRP foi aprovada por unanimidade a transformação da AARP em Seção regional da ABRP.

 Em 1965 foi criada em 18/12/1965 a Escola de Serviço Público do Estado do Amazonas – ESPEA, destinada a formação profissional em administração, no nível médio, incluindo em seu currículo a disciplina Relações Públicas. Já em 1975, o professor Aderson Pereira Dutra, Magnífico Reitor da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, na época UA,  constituiu uma Comissão e, após alguns estudos preliminares, propuseram a reformulação do currículo do curso de Comunicação Social, com a permanência da habilitação em Jornalismo e a inclusão da habilitação em Relações Públicas.

GOMES JR, Jonas da Silva (org). Título. In: Memória do Curso de Relações Públicas da UFAM: 35 anos de trajetória. Organizado por Inara Regina Batista da Costa e Jonas da Silva Gomes Júnior. Manaus: EDUA, 2012.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s