Programa de Visitas para os Públicos Interno e Externo da Ufam – VIP

VIP

 As atividades do projeto de extensão Programa VIP (Programa de Visita para os Públicos Interno e Externo da UFAM) iniciaram no ano de 2008. Através do programa, já foram realizadas mais de 100 visitas, contando com a participação de mais de 1.000 pessoas. Entre eles, comunidades indígenas, estudantes, professores da rede pública e privada de ensino do interior e da capital, universitários da UFAM, de outras universidades do estado, universidades estrangeiras, intercambistas e participantes de projetos governamentais. O programa faz com que os visitantes conheçam a Universidade Federal do Amazonas e reconheçam o valor da instituição para a sociedade amazonense.

 O objetivo do Programa de Visitas é possibilitar aos públicos interno e externo da universidade um conhecimento maior sobre o funcionamento da instituição, apresentando as ações e atividades desenvolvidas pelos seus diversos setores. Além disso, o visitante pode observar toda a dinâmica da instituição, por meio de visitas aos laboratórios, bibliotecas, cursos e também aos projetos de pesquisa e extensão. O VIP oferece ao visitante e à instituição uma troca de conhecimentos, além, é claro, de estreitar o contato da UFAM com os seus públicos, fazendo com que eles tenham uma visão mais real do que é e como interage com os públicos interno e externo.

 Como instrumento apresentado, o Programa de Visitas traz em seu bojo todo o referencial que compõe a organização, possibilitando que ela se apresente aos seus públicos de maneira concreta e transparente, emitindo mensagens condizentes com o que ela verdadeiramente é, o que permite aos públicos formar uma imagem mais calcada na realidade, mais próxima à sua essência, à sua identidade. As visitas ocorrem durante o período letivo das aulas do Ensino Médio e Fundamental e da UFAM, buscando uma maior integração entre os públicos e a instituição. Os visitantes são recepcionados em um auditório, previamente preparado, onde é exibido um vídeo institucional e feita uma apresentação em slides sobre a universidade, em que são mostrados a sua história, as pró-reitorias, os cursos de graduação, mestrado e doutorado, as unidades acadêmicas da capital e do interior, os programas de bolsas para estudantes, projetos de extensão e pesquisa, órgãos suplementares e a estrutura física da UFAM.

 Após a apresentação, é aberto um espaço para que os alunos formulem perguntas e esclareçam as dúvidas. As visitas são realizadas no horário da manhã ou tarde .São visitadas as unidades acadêmicas, projetos de extensão e laboratórios localizados no setor sul e norte do Campus Universitário. Caso seja de interesse do visitante, podem ser feitas visitas às unidades acadêmicas externas ao Campus, como as Faculdades de Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Porém, o tempo e os locais de visita devem estar em conformidade com o interesse, objetivo e disponibilidade das escolas ou de grupos visitantes, pois o real interesse da UFAM é manter a troca de informações e oferecer um atendimento receptivo, de tal forma que os visitantes se sintam à vontade para sugerir, questionar ou criticar; enfim, que realmente possa ser criado um clima em que digam “Bom estar aqui” (slogan do Programa Vip). A visita do público interno é feita em um horário de manhã ou à tarde, no entanto obedece a uma dinâmica diferenciada, já que se trata de outro tipo de público.

O agendamento pode ser feito pelo email: vip@ufam.edu.br ou pelo telefone (92) 9132-5211.

Fonte: http://www.petcomufam.com.br/2012/09/bom-estar-aqui.html

Texto escrito por Gisele Fernandes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s