O que são Relações Públicas? O que faz um relações-públicas?

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Existem entendimentos distintos a respeito do conceito de Relações Públicas. Dentre as várias abordagens existentes, podemos citar:
1) Permitir à empresa manter integração com o ambiente, buscando uma evolução de desempenho, mais reagente e inovadora, o que assegura o sucesso e a sobrevivência no longo prazo, bem como a ascensão da companhia no mercado;
2) transformar a organização reativa em uma entidade proativa (“Que toma atitudes para resolver problemas antes que eles aconteçam.”).
A natureza e o papel das Relações Públicas é alterar uma situação presente, talvez desfavorável, para um posicionamento futuro mais coeso com a direção dada ao objeto social que se pretende modificar. O profissional de relações públicas deve ter os instrumentos necessários para efetivar diálogos duradouros com os diversos grupos de interesse da organização, empresa, instituição, etc., a qual representa. Com essa visão, as Relações Públicas assumem uma posição política fundamental na moldagem empresa/públicos e públicos/empresa. Suas atividades elevam “o nível de entendimento, solidariedade e colaboração entre uma entidade, pública ou privada, e os grupos sociais a ela ligados, num processo de interação de interesses legítimos, para promover o desenvolvimento recíproco e da comunidade a que pertencem.” ANDRADE, C.T.S. Para entender…, op. cit., p.42.
O papel de um relações-públicas e o processo de Relações Públicas mais adequado às organizações em geral é aquele articulado por Andrade, – ANDRADE, Para entender…, op. Cit., p.89-101 – pela sua praticidade e pelo caráter global das atividades propostas e desenvolvidas, que prevê seis fases:
1ª Fase: Determinação do grupo e sua identificação como público. (Primeiro conheça o seu público e depois saiba como alcançá-lo)
2ª Fase: Apreciação do comportamento do público.
3ª Fase: Levantamento das condições internas.
4ª Fase: Revisão e ajustamento da política administrativa.
5ª Fase: Amplo programa de informações.
6ª Fase: Controle e avaliação dos resultados.
Esse processo é perene, adaptável e sensível ao tempo, admite a flexibilidade, simultaneidade e correlação entre as sua fases por privilegiar, basicamente, o completo estudo dos públicos – finalidade principal das Relações Públicas. “Todas as atividades de Relações Públicas, como ações humanas, caracterizam-se pela sua extrema flexibilidade. O profissional de Relações Públicas tem de acompanhar a ação das Relações Públicas e adaptá-las às circunstâncias emergentes. É claro que o grande elemento condicionante é sempre o público ao qual as Relações Públicas se destinam.” PENTEADO, J.R. Whitaker. Relações públicas nas empresas modernas. 3. Ed. São Paulo: Pioneira, 1984.
Portanto, as funções básicas de um profissional de Relações Públicas são:
• Pesquisa;
• assessoramento;
• coordenação;
• planejamento;
• execução;
•controle;
• avaliação.

 MOUSSALLEM, Debora Almeida. Oque são Relações Públicas? O que faz um relações-públicas?. Manaus, 2012. Disponível em: www.dossierp.wordpress.com

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