Oficinas Populares: Construindo a cidadania – Nossa Senhora de Nazaré

Título: Oficinas Populares: Construindo a cidadania

Coordenador: Maria Emília de Oliveira Pereira Abbud, Mestre em Educação.

Oficinas Populares: Construindo a cidadania

Justificativa: Considerando o homem um ser que fala e a palavra a senha de entrada no mundo atual, entendemos a importância e a necessidade desse projeto, na medida em que sua realização possibilitará a inclusão sócio – cultural dos moradores da comunidade Nossa Senhora de Nazaré, mediante o estímulo ao desenvolvimento das habilidades comunicativas e da capacidade de expressão e manifestação cultural.

Ao desenvolvermos oficinas com as crianças e adolescentes da comunidade, acreditamos que possibilitamos a oportunidade de promover a inclusão social, uma vez que, os moradores apesar da realidade em que vivem precisam ser sensibilizados a participar do processo de mudança dessa realidade.

Realidade que demonstra total descaso do poder público que ignora as condições de existência da comunidade e não têm interesse em implementar melhorias no local.

Objetivos: Desenvolver habilidades comunicativas das crianças, adolescentes e jovens da comunidade que habita as proximidades da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro da paz.

Objetivos Específicos: Oferecer oficinas de dramatização, dança, desenho, fotografia, interpretação musical, crônicas, poesias, vídeo e criatividade. Propiciar um espaço para a promoção de cidadania. Contribuir para inclusão social.

Metodologia: Durante o período de planejamento, compreendido entre os meses de agosto, setembro e outubro de 2008, serão realizadas as seguintes atividades: diagnóstico situacional e planejamento estratégico das atividades a serem desenvolvidas, bem como, a definição dos planos semanais. Serão destinadas de segunda à sexta – feira, 4h para concepção do plano de ação semanal. Totalizando 20h semanais.

No período compreendido entre os meses de novembro e dezembro do ano de 2008 será produzido e distribuído material de divulgação do projeto na comunidade.

 Quanto à execução, no período compreendido entre os meses de janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho de 2009 serão realizadas as seguintes atividades semanalmente desenvolvidas: oficinas de dramatização, dança, desenho, colagem, fotografia, interpretação musical, crônicas, poesias e criatividade na comunidade Nossa Senhora de Nazaré.

Período de duração das oficinas: aproximadamente 2h, período compreendido entre 9h e 11h.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s