Série Egressos – Eliane Oliveira

Eliane Oliveira é formada em Relações Públicas, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), trabalha no setor de comunicação da empresa Amazonas Energia do grupo Eletrobrás. Entrou no curso de RP em 2001 e se formou em 2006. No mesmo ano, prestou o concurso público e foi convocada somente em 2009. Já estagiou em assessoria na UFAM, Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do Estado do Amazonas (SEJEL) e na Federação de Judô do Amazonas.

A visão de Eliane é bem diferenciada dos demais profissionais com que trabalha, por ser funcionária pública, as diretrizes de um RP são bem diferentes dos outros tipos de instituição. Apesar de ter se formado em 2006, Eliane não parou de estudar, está sempre procurando cursos pra enriquecer seu currículo e ser uma profissional com grande potencial.

Eliane nos disse, que a Comunicação tem se valorizado muito desde sua época de graduação, uma vez que as pessoas buscam mais qualidade e capacitação profissional. “Para ser um bom Relações Públicas, deve-se acompanhar os avanços do mercado de trabalho. O diferencial de quem faz Relações Públicas é conseguir enxergar o mundo com o olhar mais focado e dinâmico. O profissional de RP consegue entender e lidar com vários tipos de situação, mesmo não tendo muito contato com o problema, não terá grandes dificuldades para resolvê-lo”, afirmou Eliane.

Para ela, a falta de divulgação do curso prejudica e faz com que o mercado tenha poucos profissionais de RP, o curso não é tão almejado quanto outros, e essa realidade poderia ser bem diferente, talvez assim todos conheçam realmente que curso é esse.

O trabalho árduo de Eliane já rendeu frutos, o reconhecimento de seus superiores é motivo de alegria, já que isso representa o reflexo do bom trabalho que vem fazendo com aquilo que aprendeu.

Em relação à empresa, Eliane nos contou que o trabalho de manter a imagem é difícil, já que o sistema elétrico do Amazonas é ruim, mas que sempre faz o seu trabalho como empresa, assim como a sociedade deve fazer o seu, como consumidora.

Algumas dificuldades foram surgindo na sua carreira, pois Eliane sentiu falta de uma formação mais prática, já que o curso de Relações Públicas é muito teórico e os materiais de apoio eram escassos, teve que aprender sozinha algumas coisas para se adaptar melhor ao trabalho.

A Comunicação abrange uma grande área, dentre elas a Administração, então, Eliane sentiu falta de algumas matérias em sua grade curricular, como estatística, por exemplo. O bom de aprender muitas técnicas de Relações Públicas ajudou Eliane a usar as ferramentas certas para todo e qualquer tipo de dificuldade no trabalho.

Eliane nos deixou uma dica para quem deseja seguir a carreira de Relações Públicas, disse que, para ter sucesso é preciso ir mais além da grade curricular, correr atrás de cursos de outras áreas a fim de englobar um universo maior no mercado, não desistir na primeira dificuldade, pois quando alguém se dedica e vai atrás, essa pessoa será, mais tarde, um grande profissional.

Ouça aqui a Entrevista de Eliane Oliveira

OLIVEIRA, Eliane. Série egressos: perspectivas do Egresso do Curso de Relações Públicas da UFAM. Manaus, mar. 2012. Entrevista concedida a Samarony Batista, Raisa Rodrigues de Castro e Laura Izidoro. Disponível em: www.dossierp.wordpress.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s