Gerson Severo Oliveira Dantas
Orientador: Profª Laura Jane Bezerra
1999
Resumo
Este trabalho pretende analisar o fenômeno do marketing político, entendendo sua história, o contexto em que ele surge e, principalmente, sua necessária transformação em marketing de relacionamento devido às restrições impostas pela legislação eleitoral brasileira.
Para ilustrar essa transformação, o trabalho tentará mostrar como as estratégias criadas pelo “marketeiros” funcionaram na última eleição para o governo do estado do Amazonas, analisando especificamente a campanha do governador reeleito do Amazonas, Amazonino Armando Mendes (PFL).
Com marco histórico, identificamos a eleição para a presidência da república dos Estados Unidos de 1952, quando o canditado-presidente Dwight Eisenhower, do Partido Republicano, recorreu a uma agência de publicidade, a BBDO, secundada pela Young & Rubican, para organizar e produzir sua campanha televisiva.
Nesse sentido, podemos afirmar que o surgimento do marketing político deve ser tratado como um subproduto do meio de comunicação de massa mais eficiente, a televisão, que a partir da década de 50 revolucionou costumes e trouxe a necessidade dos políticos se comunicarem de uma forma diferente com seus eleitores.