Uma Abordagem Sobre Moda, Comportamento e Comunicação para a Criação de um Guia de Moda para a Grife “Elemento”

Maura da Cruz Gordinho e Rejane Nunes Barroso

Orientador: Profª Célia Carvalho

1997

Resumo

  Este trabalho é uma abordagem sobre Moda, Comportamento e Comunicação, especificamente sobre moda para subsidiar a criação de um Guia de Moda para a produtora de roupas da Região Norte, a Elemento. No primeiro capítulo, desenvolveu-se o tema Comunicação de Massa para que fosse explicado qual é o principal instrumento de difusão da moda no mundo, além das técnicas utilizadas para assegurar esse consumo. No segundo capítulo, fizemos um breve levantamento histórico da moda a partir dos anos 30, apresentando as mais variadas tendências que ocorreram ao longo desse período, dentro do contexto social vigente na época, além de uma análise sobre a vida e contribuição de dez dos mais famosos estilistas da alta-costura  ao mundo da moda, explorando ainda a sua outra face, que é a manipulação do comportamento feminino para se adequar a padrões de beleza. No terceiro capítulo, o alvo passou a ser as telenovelas e os telejornais. Ambos, em nossa interpretação, expõem algum tipo de modismo, as novelas, através de seus personagens e o telejornal através de suas apresentadoras. Já o quarto capítulo foi totalmente dedicado à grife Elemento, com o levantamento completo de seu diagnóstico, público, posição no mercado, produção de roupas etc, para a criação de um Guia de Moda para a Grife Elemento.

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