Um Plano de Atividades para o Bosque da Ciência do INPA

Márcia Greice dos Anjos Martins

Orientador: Profª Izane Barros

1997

Resumo

 O INPA foi instituído há mais de quarenta anos para promover a exploração científica das riquezas da biodiversidade da Amazônia. Cresceu e se desenvolveu paralelamente com a cidade de Manaus, observou o boom do Parque Industrial e da Zona Franca como programas de desenvolvimento para o Estado, e agora assiste ao início de mais um ciclo de mudanças objetivando o crescimento e o desenvolvimento de setores até então relegados a segundo plano, ou esquecidos pelas administrações públicas.

  Como não poderia deixar de ser, a tendência ambientalista mundial, tem determinado algumas alterações no modo de vida das pessoas, e isto, aliado à neurose urbana, tem refletido sobre alguns setores. Emerge mais uma necessidade: a reintegração do homem com a natureza, da qual ele também faz parte, e sem a preservação da mesma não pode sobreviver.

  Para os adultos cheios de vícios de comportamento, o incentivo a estreitar o contato com a natureza, ocorre de várias maneiras e linguagens diferentes. Cabe-lhes a autonomia de escolher entre uma viagem, uma leitura, uma pesquisa, conforme o poder aquisitivo e o segmento social a que pertence. Para as crianças e adolescentes, reservam-se campanhas de educação ambiental, por serem a melhor forma de garantir que futuramente seu próprio habitat ainda existirá.

  O Bosque da Ciência, instituído pelo INPA tem desempenhado a função de reintegrar o homem à natureza através da difusão de informações contidas num parque, que reúne várias formas de vida características da Amazônia.

  A Comunicação Social e as Relações Públicas inserem-se neste contexto de forma determinante nos resultados, o que torna necessária uma sistematização do processo de realização das atividades que objetivam a já citada reintegração do homem à natureza. Com base no referencial teórico adquirindo do curso, e experiências concretas vivenciadas na rotina de trabalho do Bosque durante o estágio, foi possível traçar esta proposta de sistematização das ações de comunicação em prol do desenvolvimento das atividades do Bosque da Ciência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s